Cólicas infantis
O que são as cólicas?
As cólicas infantis são definidas pelo choro e irritabilidade extrema nos bebés.
Na generalidade dos casos começa nas primeiras semanas de vida e resolvem-se até aos 3-4 meses de idade.
Apesar de não serem nocivas, as cólicas sao fonte de stress tanto para o bebé como para os pais.
Causa das cólicas infantis?
Afectando 1 em cada 4 recém-nascidos, a sua causa é desconhecida mas existem várias teorias que a tentam explicar.
Como o sistema digestivo está; em desenvolvimento até; aos três meses de idade, acredita-se que as cólicas resultam da imaturidade do sistema digestivo do bebé; que pode ter espasmos.
No entanto, alguns especialistas sugerem que a dor é; o resultado do choro e não;o a causa.
Outra teoria assenta na imaturidade do sistema nervoso que deixa o bebé; mais tenso.
O leite do bebé; (materno ou de fórrmula) também tem sido referenciado como causador das cólicas. Este pode ser o caso do bebé que chora mais após as mamadas.
Apenas um número reduzido de crianças pode ter um problema subjacente às cólicas que inclui: refluxo gastroesofágico e alergias alimentares. . Contudo, estas condições são muito raras devendo ser descartadas pelo médico pediatra.
Uma vez que não há provas concretas sobre a causa exacta da cólica não existe uma solução única e eficaz. .
Sintomas das cólicas infantis
Geralmente, as mães relatam choro ao fim da tarde e à noite e dificuldade em confortar o bebé . É importante estar ciente que as cólicas não são a única causa do choro e de desconforto. Se o bebé fica inconsolável, os pais devem consulta-lo com o pediatra.
Normalmente, a cólica segue a "regra dos três": o bebé começa a chorar com cerca de três semanas de idade, que dura pelo menos três horas por dia e isso ocorre pelo menos três dias por semana.
Cada bebé evidencia diferentes sintomas. Alguns podem apresentar vários sintomas, enquanto outros só evidenciam um. Em seguida estão alguns dos sintomas mais comuns associados às cólicas:
- Choro contínuo que pode durar entre uma a três horas, ocorre cerca de três ou quatro dias por semana. Embora o choro possa acontecer a qualquer momento, a maioria dos bebés com cólicas choram mais ao fim da tarde ou à noite.
- A face do bebé fica vermelha.
- Movimento de pernas (Puxam as pernas até ao estômago e depois esticam-nas).
- Os pés podem estar frios.
- As mãos apertadas/fechadas em punho.
- Alguns bebés recusam-se a comer ou ficam agitados logo após a mamada.
- Dificuldade em adormecer e continuar a dormir.
- Flatulência (expulsão de gases).
Tratamento das cólicas infantis
O aero-om (dimeticone) em gotas é o medicamento comumente usado para tratar as cólicas. A posologia recomendada são 5 a 10 gotas 3 a 4 vezes por dia em crianças até um ano de idade e 10 gotas 3 a 4 vezes dia em crianças com mais de um ano.
Não se conhecem contra-indicações nem interacções medicamentosas deste medicamento.
Apesar do medicamento não resolver as cólicas em todas as crianças, muito pode ser feito para minimizar o impacto negativo deste problema sobre os pais.
Para os bebés que bebem o leite em fórmulas,, a alteração para uma hipoalergénica pode ajudar, como por exemplo o Aptamil HA1, o Nutribén Natal H.A. ou o Nidina Expert H.A./A.R.
Além disso, deve evitar ao máximo a quantidade de ar engolida pelo bebé. A solução pode passar pela utilização de biberões em curva e/ou tetinas com menor fluxo. Deve evitar o excesso de alimentação ou alimentar o bebé demasido rápido.
Ponha o bebé a arrotar com frequência para expulsar o ar.
Para os bebé que são amamentados com leite materno, a mãe deve considerar alguns cuidados na alimentação:
- Eliminar derivados do leite e nozes durante algumas semanas uma vez que estes podem causar reacções alérgicas no bebé;
- Evitar estimulantes como a cafeína e o chocolate;
- Evitar alimentos que promovam a formação de gases, como por exemplo, bróculos, repolho, feijão, cebola e alimentos condimentados. Antes de retirar estes alimentos da sua dieta aconselhe-se com o seu médico.
Na maioria dos casos, o que é necessário é muita paciência.
Terapias complementares
Incluem chás e outros produtos naturais, como o Nutribén Infusão Alivit Gases. Como referido anteriormente, cada bebé é um bebé e nem todos respondem bem aos mesmos produtos.
Dicas para confortar o bebé
Bebés diferentes são confortados por medidas diferentes. Experimente diferentes coisas e verifique o que parece ajudar, mesmo que só um pouco.
Quando o bebé chora engole mais ar, criando mais gás e talvez mais dor abdominal que, consequentemente, causa mais choro. Este ciclo vicioso pode ser difícil de quebrar. Balançar o bebé suavemente pode ser muito calmante.
Segurá-lo numa posição vertical pode ajudar ao movimento de gás.
Dê ao seu bebé uma massagem suave na barriga.
Alguns bebés só são "felizes" quando estão a sugar. A chupeta pode parecer um milagre nestes casos.
Converse com outros pais e amigos e oiça as suas sugestões sobre quais os métodos que usaram para acalmar o seu bebé. Contudo, não se esqueça que nem todos os bebés irão reagir da mesma forma a estes métodos. Por vezes pode ajudar, enquanto outras vezes pode deixar o bebé mais desconfortável.
Quando o bebé continua a chorar mesmo depois que todas as suas necessidades forem satisfeitas é importante consultar o médico. Embora não haja um teste médico para detectar as cólicas, é importante descartar quaisquer outros problemas de saúde do seu bebé.
O mais importante para os pais é manter a calma, ter paciência e não esquecer que após cerca de três ou quatro meses de idade, as cólicas vão passar e o seu bebé vai ficar mais calmo e feliz.
